Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2010

Voto em branco


Estive pensando com muita seriedade a respeito dos votos nulos e em branco e descobri que dois grandes mitos envolvem essas opções do eleitor. Dei uma boa pesquisada e encontrei no endereço: http://papodehomem.com.br/voto-nulo-e-voto-em-branco-o-que-realmente-e-verdade/ um bom texto, acompanhado por uma boa discussão a respeito do tema. Portanto vamos ao resultado da pesquisa:

1º Mito: O voto em branco conta para o candidato que detiver a preferência maioria.

A verdade: No tempo da votação que utilizava a cédula eleitoral de papel poderia até ser verdade, pois como a cédula estava em branco era muito fácil, na hora da contagem dos votos, alguém, de forma sorrateira, marcar um voto para um candidato qualquer. Hoje em dia, com a urna eletrônica, é "impossível" a adulteração do voto em branco. Portando, votar em branco ou votar nulo é praticamente a mesma coisa, já que a intenção é a invalidação do voto.

2º Mito: Caso haja metade mais um dos eleitores votando nulo, o pleito é anulado e deve ser marcada uma nova eleição.

A verdade: Na realidade o que há é uma interpretação errônea das leis (9.504/97, Código Eleitoral e Constituição Federal). De acordo com elas, não há nenhuma relação a votos em branco ou nulos.

Entretanto, há uma importante consideração a se fazer:

Para aqueles que não sabem, o segundo turno das eleições acontece quando um candidato não obtém metade mais um de todos os votos válidos. Ocorre que os votos em branco e os votos nulos são considerados inválidos; portanto, não são computados para o cálculo da maioria nas eleições dos cargos de Presidente, Governador e Prefeito.

Por exemplo, se eu existem 100 eleitores e todos eles votam em não invalidam seus votos, ou seja, não votam em branco ou nulo, o candidato que obtiver 51 votos (50% + 1) ganhará logo no primeiro turno. Agora, se dos 100 eleitores, 10 votam nulo ou em branco, temos 90 votos válidos, ou seja, o mesmo candidato que se elegeria com 51 votos, passa a necessitar, somente de 46 votos para ganhar no primeiro turno, pois 50% de 90 dá 45, mais 1, conseguimos a soma de 46.

Por isso, quando o eleitor for votar, deve lembrar que ao votar nulo ou em branco no primeiro turno, aumentará a chance do candidato preferido vencer de primeira. Assim, para que haja um amadurecimento do processo eleitoral é muito bom que haja um segundo turno. Neste amadurecimento, o evento mais importante é que os candidatos podem expor, com um tempo mais justo, as suas propostas.

Após tudo isso que foi exposto, chego à conclusão de que quando existem, no segundo turno, dois candidatos que não queremos o melhor a se fazer é escolher o menos pior, que geralmente é o da oposição.

Pena que só cheguei a essa conclusão após votar em branco no segundo turno da eleição de 2010. Sendo assim:

Que venha o clone mal feito do Lula...

Nenhum comentário:

Postar um comentário