Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O pensamento científico



O Sr. X percebe que a Sra. Y todo dia de sexta-feira sai de casa toda arrumada. Essa observação o deixa explodindo de curiosidade. Até que pensou:
- Ela deve estar traindo o esposo...
Resolve segui-la, mas não sem imaginar a melhor forma de fazer isso. Até que chega o dia. Depois de muito caminhar, ela entra numa rua apertada e, olhando para os lados, entra numa casa amarela. Ele a espera pensando:
- O que será que ela está fazendo dentro da casa?
Ao sair, ela abraça alguém na porta. Beijos e sorrisos e toma o seu caminho de volta.
Ele repete, por várias sextas, a perseguição e em todas as vezes as cenas se repetem. Desconfiado, decide falar com o Sr. Z, esposo da "investigada". Foi direto:
- Olha, Sr. Z, a sua mulher está te traindo.
E contou, detalhadamente, o resultado da sua perseguição.
Foi um choque.
Na sexta seguinte, os dois seguiram-na. Ao perceber em qual casa a Sra. Y entrara, o Sr. Z falou:
- Sr. X, peço para que deixe a vida dos outros em paz. Passei uma semana me controlando para não acabar o meu casamento sem ter provas conclusivas contra minha mulher, para perceber hoje que não se tratava de traição, mas de cuidado.
- Como cuidado? Pergunta o Sr. X.
- A casa que o Sr. pensa que é do amante da minha esposa é a casa da minha mãe. Uma mulher doente que necessita de cuidados dos parentes que dispõe.

Essa é uma situação que, apesar de hipotética, pode acontecer com qualquer um. Olhando atentamente, podemos perceber que toda e qualquer pessoa realiza os passos do pensamento científico em toda e qualquer ação que deseje realizar. Observe a figura abaixo:


Os passos do pensamento científico são:

1. Observação de um fato;
2. Questionamento do fato;
3. Geração de hipótese;
4. Preparação do experimento;
5. Execução do experimento;
6. Anotação dos resultados;
7. Repetições do experimento;
8. Conclusões;
9. Publicação dos resultados.

A figura, extraída do http://emefsebastiao.blogspot.com/, acrescenta mais dois passos: descobertas e seguir aprendendo.

Algumas ressalvas são necessárias:

- É na preparação do experimento que surgem dois grupos fundamentais: grupo de controle, que é aquele onde são preservadas as características originais, e o grupo experimental, que é aquele onde o "tratamento" é aplicado;

- A publicação de uma pesquisa científica deverá ser feita em veículo de mídia apropriado: revistas, periódicos, jornais científicos e não de veiculação popular.

- As descobertas e o seguir aprendendo, sugeridos pela figura, são de extrema importância no entendimento de que o pensamento científico não difere muito das nossas ações do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário