Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que vem a ser um fantoche?





De acordo com do Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0, o termo fantoche significa:

- substantivo masculino
1 boneco (ger. pessoa ou animal) calçado pela mão de pessoa oculta que o faz representar algum papel teatral
2 Derivação: sentido figurado. Uso: pejorativo - indivíduo que se deixa manipular; títere, marionete

A história do fantoche é tão antiga quanto à história das civilizações. Na sua origem esteve unido com as manifestações animistas das sociedades primitivas. Podemos citar como exemplo as marionetes Hopi do Arizona, simbolizavam as filhas do "Deus Mais" e estavam encarregadas de obter a fertilização da terra com o céu, com a ajuda dos deuses do ar.

Com o passar dos séculos, ele foi tomando um ar mais popular. No final do século XVI na Inglaterra, em função de uma ordem dos reis puritanos que determinava o fechamento dos teatros ingleses, eles mantiveram por 18 anos a tradição do grande teatro inglês, já que não dava para prender os bonecos.

É uma verdadeira diversão ver uma apresentação de fantoches. Todos, inclusive as crianças, adoram.

Reconhecer então uma pessoa que se assemelha a um fantoche é muito fácil. Basta perceber através dos seus gestos, da sua postura, das suas palavras e dos seus atos. Temos a chance de eleger a primeira mulher como presidente na história do país e mais ainda, temos a chance de eleger o primeiro fantoche declarado. Declarado sim, pois todos os outros souberam disfarçar bem a sua condição de comandado por algo ou alguém.

Que venham a segunda rodada de debates de campanha, para que possamos continuar a nos divertir a ver e ouvir postura e palavras de um verdadeiro fantoche, ou melhor dizendo, uma verdadeira fantoche. Mas não venham comentar, neste post, que sou machista, que sou um alienado ou até mesmo que não tenho senso de justiça, pois veja como me defino: SOU UM BRASILEIRO QUE ENXERGA ATRAVÉS DA MÃO QUE SUSTENTA E ANIMA O FANTOCHE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário