Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 3 de outubro de 2010

Obesidade - Primeira Parte


Obesidade



De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade é uma das doenças epidêmicas do século 21. Essa organização classifica a obesidade como uma epidemia pois, de acordo com as suas pesquisas, cerca de 300 milhões de pessoas atualmente são obesas. No Brasil, de acordo com os estudos do IBGE, há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população.

Mas como essa evolução pode ser explicada? De que formas uma pessoa pode ser adquirir a obesidade?

Para responder questões como essas, busquei informações nos seguintes sites:

http://www.abcdasaude.com.br
http://pt.winkpedia.org
http://cafecomnoticias.com.br (gravura)
http://cirurgiadaobesidademorbida.com.br
http://who.int

Observe os resultados:

Ao ver pessoas obesas, temos a tendência a imaginar na imensa quantidade de comida que ela deve ingerir, ao pensar assim estamos quase certos. Nas diversas etapas do desenvolvimento do organismo humano, resultado das interações entre seu patrimônio genético, o ambiente sócio-econômico, cultural e educativo, além do seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição. Desta forma, a obesidade é o resultado desastroso dessas interações.

Mas é bom saber que o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta (termo que, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, significa: o que foi ingerido e consumido pelo organismo) alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade e da qualidade calórica de alimentos ingeridos, já a redução do gasto energético pode estar associado à características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.

A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios:

Doenças

Distúrbios

Hipertensão arterial

Distúrbios lipídicos

Doenças cardiovasculares

Hipercolesterolemia

Doenças cérebro-vasculares

Diminuição de HDL ("colesterol bom")

Diabetes Mellitus tipo II

Aumento da insulina

Câncer

Intolerância à glicose

Osteoartrite

Distúrbios menstruais/Infertilidade

Coledocolitíase

Apnéia do sono


A classificação da obesidade, de acordo com as suas causas, é essa:

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade por Distúrbio Nutricional

Dietas ricas em gorduras

Dietas de lancherias

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade por Inatividade Física

Sedentarismo

Incapacidade obrigatória

Idade avançada

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade Secundária a Alterações Endócrinas

Síndromes hipotalâmicas

Síndrome de Cushing

Hipotireoidismo

Ovários Policísticos

Pseudohipaparatireoidismo

Hipogonadismo

Déficit de hormônio de crescimento

Aumento de insulina e tumores pancreáticos produtores de insulina

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidades Secundárias

Sedentarismo

Drogas: psicotrópicos, corticóides, antidepressivos tricíclicos, lítio, fenotiazinas, ciproheptadina, medroxiprogesterona

Cirurgia hipotalâmica

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidades de Causa Genética

Autossômica recessiva

Ligada ao cromossomo X

Cromossômicas (Prader-Willi)

Síndrome de Lawrence-Moon-Biedl


De acordo com o IMC (Índice de Massa Corpórea), ela é classificada assim:

IMC ( kg/m2)

Grau de Risco

Tipo de obesidade

18 a 24,9

Peso saudável

Ausente

25 a 29,9

Moderado

Sobrepeso ( Pré-Obesidade )

30 a 34,9

Alto

Obesidade Grau I

35 a 39,9

Muito Alto

Obesidade Grau II

40 ou mais

Extremo

Obesidade Grau III ("Mórbida")


Mas a obesidade ainda apresenta algumas características que são importantes para a a repercussão de seus riscos, dependendo do segmento corporal no qual há predominância da deposição gordurosa. Desta forma, ganha mais uma classificação:

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade Difusa ou Generalizada

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta), na qual o paciente apresenta uma forma corporal tendendo a maçã. Está associada com maior deposição de gordura visceral e se relaciona intensamente com alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares (Síndrome Plurimetabólica)

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/botoes/sxicon0.gif

Obesidade Ginecóide, na qual a deposição de gordura predomina ao nível do quadril, fazendo com que o paciente apresente uma forma corporal semelhante a uma pêra. Está associada a um risco maior de artrose e varizes.

Essa última classificação, por definir alguns riscos, é muito importante e por essa motivo fez com que fosse criado um índice denominado Relação Cintura-Quadril. Essa medida é obtida através da extração do quociente entre as medidas da cintura e do quadril. De uma forma geral se aceita que existem riscos metabólicos quanto à Relação Cintura-Quadril seja maior do que 0,9 no homem e 0,8 na mulher. A simples medida abdominal também já é considerada como um indicador do risco de complicações da obesidade, sendo definida de acordo com o sexo do paciente:

Risco Aumentado

Risco Muito Aumentado

Homem

94 cm

102 cm

Mulher

80 cm

88 cm


Além desses indicadores, a obesidade ainda pode ser estimada a partir de pregas cutâneas, principalmente no nível do cotovelo, como a partir de aparelhos (bioimpedância, tomografia computadorizada, ultrassom e a ressonância magnética). Na criança e no adolescente, os critérios diagnósticos dependem da comparação do peso do paciente com curvas padronizadas, em que estão expressos os valores normais de peso e altura para a idade exata do paciente.

Um comentário:

  1. Em função do fundo preto, o penúltimo quadro ficou comprometido, pois a fonte utilizada é de cor preta. Para tentar corrigir, aí vai o quadro numa cor que possa ser visualizada:

    - Obesidade Difusa ou Generalizada

    - Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta), na qual o paciente apresenta uma forma corporal tendendo a maçã. Está associada com maior deposição de gordura visceral e se relaciona intensamente com alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares (Síndrome Plurimetabólica)

    - Obesidade Ginecóide, na qual a deposição de gordura predomina ao nível do quadril, fazendo com que o paciente apresente uma forma corporal semelhante a uma pêra. Está associada a um risco maior de artrose e varizes.

    Vão desculpando a falta de experiência...

    ResponderExcluir