Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sentidos

Feliz Ano Novo






A noite de passagem de Ano Novo é a noite que mais põe à prova o nosso sistema Sensorial. Também pudera, são tantos aromas, sabores, toques, sons e cenas incríveis...

Esse sistema, que nos é tão imprescindível, é composto por receptores sensoriais, estruturas responsáveis pela recepção dos estímulos provenientes do ambiente (extrarreceptores) e do interior do corpo (interorreceptores). Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.

Dada a explicação, imagine essa situação hipotética, que pode muito bem fazer parte da nossa realidade:

Dia nervoso. Compras de última hora para a ceia. Confirmação de participação por telefone com parentes e/ou amigos. Preparo da ceia. Cuidado com as bebidas e comidas. Arrumação da mesa. Recepção aos convidados. Conversas informais e amigáveis, bem como conversas conflitantes. Contagem dos segundos para o início do novo ano. Olhar para o céu. Se maravilhar com os fogos. Som alto. Sorrisos. Gritos. Celular tocando. Celular ligando. Televisão ligada. Comer. Beber. Dormir. Acordar. Perceber que o primeiro de um novo ano, nada mais é que mais um dia, como outro qualquer, na nossa vida.

E assim, sempre caminhamos: Sentindo

Um comentário:

  1. É exatamente tudo isso ai alegrias, comemorações.
    Sentindo que mas um ano estar chegando!!!

    ResponderExcluir