Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fim de ano = Sobrepeso


Como resistir às tentações do período natalino?

As festas natalinas são um desafio à manutenção da saúde. Isto acontece porque o povo brasileiro adotou cardápios europeus e norte-americanos. Estes cardápios são extremamente calóricos, muito em função das necessidades metabólicas desses povos durante esse período, pois por lá é inverno, neste ano em especial, rigorosissímo. A explicação desse fato é muito simples: o corpo humano é homeotérmico, ou seja, necessita manter uma temperatura constante. No inverno, com a perda de energia para o meio externo, o organismo humano acaba necessitando de mais calorias, o que acaba sendo interpretado, pelo cérebro, como uma necessidade maior de alimento.

Só que tem um problema, enquanto lá o inverno é de congelar, por aqui o verão é de lascar. Daí, como não gastamos a nossa reserva calórica (gordura) perdendo-a para o meio externo, com isso acabamos por adquirir uns quilinhos a mais com uma ingestão maior de alimentos, pois as festas são sempre assim, mesa farta, misturas de salgados, doces e bebidas variadas. Com os excessos, as doenças gastrointestinais - patologias que ocorrem nos órgãos do sistema digestivo como intestinos, estômago e fígado - podem aparecer e estragar o que era para ser uma data de comemoração. Aquela sensação de empachamento (estômago cheio), dor no estômago, náuseas, diarréia dor de cabeça e até mesmo vômito podem ser alguns sintomas que indicam que passamos da conta na hora da refeição. Para resolver esse problema, não devemos direcionar a noite para a comida e as refeições nessas festividades devem ser pausadas e bem mastigadas.

Adequado também é que os pratos tragam saladas, legumes, frutas e fibras, como amêndoas, castanhas e frutas secas. Caso não dê para fugir das aves asssadas e pernis, que optemos por carnes magras e moderação é a palavra chave nessas ocasiões. Deve-se evitar pratos que contenham maionese caseira, pois a salmonela, que é uma das bactérias que podem provocar diversas doenças gastrointestinais graves e está associada ao consumo de alimentos derivados de ovos. Todos os pratos que contenham maionese deve-se ter o cuidado de mantê-los a uma temperatura de 4º C.

Com isso, para que não consigamos um sobrepeso nesse período, devemos usar do bom senso. Comer de tudo, sim. Mas esse tudo além de representar todo e qualquer alimento que não venha a provocar nenhum tipo de problema, deve representar também toda a quantidade que nos sacie.

Assim, FELIZ NATAL! E boa saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário