Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tensão intra-ocular - Glaucoma


Teve um certo dia, que passei a sentir uma coisa muito estranha no olho. Era como se existisse algo empurrando o meu olho direito para fora. Pensei logo:

Isso é pressão intra-ocular. Tô ferrado!

Corri para a Internet e iniciei uma pesquisa. Encontrei diversos links, mas um foi conclusivo (http://www.wellingtonsantos.com/glaucoma.htm) e o resultado foi esse aí:


Glaucoma

O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar.

Quando essa pressão, chamada de intra-ocular, é maior que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.

O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado de humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido saí do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

Caso não seja tratado, ele ocasionará lesão no olho, pois com a pressão intra-ocular aumentada aumentada, comprometerá os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho e devido à falta de irrigação sanguínea adequada, as células da retina irão morrendo, provocando a perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, poderá levar à cegueira.

Geralmente, o paciente não percebe que sofre desse mal. O glaucoma é insidioso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, a visão vai piorando até que lentamente começa a afetar o próprio centro do campo da visão e se estabelece a cegueira permanente.

Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade freqüente de trocar a graduação dos óculos, dificuldade para adaptar-se à obscuridade, perda da visão lateral e visão embaçada. Em raros casos, podem haver outros sintomas como o aparecimento de halos coloridos ao redor das luzes e cefaléia ou dor ocular, às vezes intensa.

Observe abaixo as fases de um glaucoma:


Nenhum comentário:

Postar um comentário