Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 2 de janeiro de 2011

Os Benefícios da Amizade




O ser humano é o animal mais fascinante de toda a natureza. Basta você dar um passeio pela história para perceber que ele, desde o início, teve de cultivar a sociabilidade e é dela que surgiu a AMIZADE. De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, a palavra amizade significa:

1. sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades;
2. tem quem é amigo, companheiro, camarada;
3. relacionamento social;
4. concordância de sentimentos ou posição a respeito de algum fato; acordo, pacto, aliança;
5. apego de alguns animais ao homem;
6. pode ser uma atitude de benevolência;
7. pode ser um estado de concubinato; mancebia;
8. pode ter uso como interlocutório pessoal.

Ufa! Para quem fez o Houaiss, amizade significa muita coisa...

Partindo desse pressuposto e retornando ao primeiro parágrafo, o homem ao longo da história foi reforçando esse sentimento. A Arte, seguindo a tendência, adequou-se a essa necessidade social e nos ofereceu grandes exemplos:

- Alexandre Dumas escreveu Os três mosquiteiros;
- Jorge Amado escreveu Quíncas Berro D'água;
- Patrice Leconte dirigiu o filme Meu melhor amigo (Mon meilleur ami);
- Milton Nascimento compôs e cantou Canção da América.

Os exemplos são inúmeros, mas o da Universidade de Chicago veio dar uma luz especial a esse tipo de relacionamento. De acordo com Dra. Louise Hawkley, diretora e pesquisadora do laboratório de neurologia social, o nosso corpo pode estar mais vulnerável quando não cultivamos amizades, e temos uma vida solitária. De acordo com a sua pesquisa pode haver um aumento da pressão sanguínea, inflamações, a pessoa pode ficar mais sensível ao diabetes, mais vulnerável ao álcool, mais sedentária, etc. Além de tudo isso, a solidão pode afetar o psicológico, deixando as pessoas mais depressivas e estressadas.

Outra universidade norte-americana, a de Minessota, realizou em parceria com a National Geografic Society uma pesquisa que apontou que a longevidade também está relacionada à amizade. De acordo com a pesquisa, pessoas que tem uma rede de amigos vivem mais, pois estão sempre exercitando a mente, além de fortalecendo o sistema imunológico.

Segundo levantamento feito pelo Centro de Envelhecimento da Universidade de Flinders, nos EUA, as pessoas que têm uma rede social de confidentes vivem 22% a mais que as pessoas que são solitárias.

Já a Universidade de Toronto, no Canadá, realizou uma pesquisa sobre pessoas solitárias e descobriu que elas sentem mais frio que pessoas que possuem amigos, isso acontece porque as pessoas que se sentem só, sofrem uma alteração na percepção do calor. Ainda nessa linha, a Dra. Louise Hawkley garante que o órgão que mais sofre com a falta de amigos é o coração, segundo ela viver de forma solitária só faz com que o hormônio cortisol - responsável pelo aumento da pressão arterial - seja produzido em maior quantidade, o que provoca inflamações e aumentam a resistência da circulação sanguínea do sistema cardiovascular.

Pesquisadores norte-americanos da Universidade da Califórnia realizaram uma pesquisa sobre mulheres em situação de estresse e descobriram que quanto maior o estresse, mais amizades as mulheres fazem. Isso acontece porque os organismos dessas mulheres liberam um hormônio chamada ocitosina. Quando essa substância está presente no organismo feminino em grandes quantidades, as mulheres fazem mais amizades. Já com os homens em situação de estresse acontece o contrário, pois nessas situações seus organismos liberam testosterona, que por sua vez diminui a ação da ocitosina.

Portanto:

Faça amizades, viva feliz e com saúde.
Lembre-se que quando a mente está sã o corpo também está são.

Mas lembrem-se também que a amizade anda de mãos dadas com a confiança.

Observem essa história passada na época medieval:

De partida para uma cruzada, um soldado muito ciumento resolveu colocar um cinto de castidade em sua esposa, temendo ser traído.
Mas ele parou um pouco e pensou:
- Não é justo, posso morrer na guerra e minha mulher é muito jovem. Já sei, darei a chave ao meu amigo de confiança. Se algo acontecer comigo, ele poderá soltá-la.
E assim o fez. No dia da partida, mal tinha cavalgado 200 metros, ouviu a voz do seu amigo, que corria desesperadamente ao seu encontro. Assim que ele chegou, o esposo foi logo perguntando:
- Que aconteceu amigo? O que houve?
E o outro falou, quase sem fôlego:
Companheiro! Você deixou a chave errada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário