Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tensão intra-ocular - Glaucoma - Tratamento


O glaucoma é uma doença crônica que dura por toda a vida e é necessário que o paciente fique em observação e tratamento contínuo, para manter controlada a pressão intra-ocular e evitar a perda parcial ou total da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será tal perda.

O tratamento mais comum consiste em aplicação de gotas de colírio. às vezes também são usados comprimidos e em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica, com a indicação ou não de colírio posteriormente.

O paciente deve aplicar gotas todos os dias. Segundo o medicamento empregado, a posologia pode variar de uma gota até várias, ao longo do dia. Em alguns casos é preciso mais de um tipo de colírio.

Algumas regras simples que devem ser seguidas pelo portador de glaucoma:

  • Usar medicamento de acordo com as instruções do médico. Não colocar menos, ou mais, gotas que às prescritas;
  • Se for viajar, não esquecer de levar uma quantidade adequada de medicamento. Lembrar que o glaucoma é controlado através da regularidade do uso do medicamento;
  • Como o glaucoma pode ser hereditário, recomendar a todos os adultos da família para que façam um exame oftalmológico de forma periódica;
  • Fazer o exame de Campo Visual de 6 em 6 meses e o Estudo das Papilas anualmente.

A cirurgia programada do glaucoma é um processo relativamente rápido, que pode ser realizado sob anestesia local (com a presença do anestesista para a sedação) ou geral. Ela pode ser realizada simultaneamente com a cirurgia de Catarata se houver e até com o implante de lente.



Já a cirurgia do glaucoma agudo é conduta drástica de urgência e não garante a visão, mas alivia o sofrimento de dor do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário