Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Para você, do 2º Seriado, não parar no tempo:

ATIVIDADE I – 2º BIMESTRE


01. Ouriço-do-mar, estrela-do-mar, lírio-do-mar, bolacha-de-praia são invertebrados pertencentes ao filo dos equinodermas.

Pergunta-se:

Esses animais possuem esqueleto interno ou externo? Justifique sua resposta.

02. Anelídeos, platelmintos e asquelmintos não possuem esqueleto. Nos artrópodos (exemplo: formiga) ele é externo e denominado exoesqueleto. Alguns animais apresentam esqueleto interno, ou seja, endoesqueleto. Pergunta-se:

Quais são os filos de animais que apresentam esqueleto interno? Dê exemplos


03.
As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.

Pergunta-se:

Qual é a natureza química da espongina?




04.
Cite três filos de animais que possuem exoesqueleto.




05. Assinale a alternativa que representa, corretamente, o crescimento de um artrópode.





06.
Em relação ao tipo de desenvolvimento dos animais abaixo, pergunta-se:


a) Qual é ametábolo? Justifique.

b) Qual é o hemimetábolo? Justifique.

c) Qual é homometábolo? Justifique.


07. O que é neotenina?


Atenção: Escrever a atividade em folha de papel pautado, em seguida responda-as e entregar na Secretaria do Colégio até o dia 27/05/2011, pois quem estão de greve somos nós, os Professores.

Conteúdo complementar - Animais invertebrados

- Caracterização

Atualmente são conhecidas cerca de 1 milhão de espécies pertencentes ao Reino Animal, enquanto outras estão sendo constantemente identificadas. Esses organismos, chamados genericamente de animais, possuem características comuns:

  • São peculiares, eucariontes e heterotróficos (grego hetero = outro, diferente; grego trophé = nutrição). Suas células não possuem parede celular.
  • Como são heterotróficos dependem, para sua nutrição, de outros seres vivos.
  • A maioria dos animais é capaz de se locomover. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos trazidos pela água.
  • A maioria dos animais possui sistema nervoso e é capaz de reagir rapidamente a estímulos.
  • A reprodução geralmente é sexuada (com troca de gametas).

Os animais dos filos citados na tabela abaixo não possuem coluna vertebral, por isso são chamados de Invertebrados.


Os invertebrados


Filo

Classes

Representantes

Características

1. Poríferos

Calcários

Hexactinélidas

Demospôngias

Esponjas calcárias

Esponjas de vidro

Esponjas de banho

Aquáticos

Apresentam pontos na parede do corpo. Embora pluricelulares, não formam tecidos

2. Celenterados

Hidrozoários

Cifozoários

Astozoários

Hidra e obélia

Águas-vivas

Corais e anêmonas

Aquáticos, formam tecidos, mas não formam órgãos.

Possuem cnidoblastos

3. Platelmintos

Turbelários

Trematódeos

Cestóides

Planária

Esquistossomo

Cestóideo

Vermes de corpo achatado dorsoventralmente. De vida livre e parasitas

4. Nematoda

Nematódeos

Lombriga, ancilóstomo

Vermes de corpo cilíndrico. De vida livre e parasitas

5. Anelídeos

Oligoquetos

Poliquetos

Hirudíneos

Minhocas

Nereis

Sanguessugas

Vermes anelados. Vida livre em solos úmidos, água doce ou salgada.

6. Artrópodos

Insetos

Moscas, barbeiros, borboletas

Corpo com cabeça, tórax e abdômen. Um par de antenas e três pares de patas.

Crustáceos

Camarões, siris, caranguejos

Corpo com cefalotórax e abdômen. Dois pares de antenas e vários pares de patas. Maioria marinho

Aracnídeos

Aranhas, escorpiões e carrapatos

Corpo com cefalotórax e abdômen. Não possuem antenas. Quatro pares de patas

Quilópodos

Centopéias e lacraias

Anelados, um par de patas por anel e com um par de antenas.

Diplópodos

Piolho-de-cobra

Anelados, com dois pares de patas por anel

7. Moluscos

Gastrópodos

Pelecípodos

Cefalópodos

Caramujos

Ostras e mariscos

Lulas e polvos

Animais de corpo mole, geralmente com concha calcária. Marinhos, de água doce e terrestre.

8. Equinodermos

Asteróides

Ofiuróides

Equinóides

Holoturóides

Crinóides

Estrelas-do-mar

Ofiúro

Ouriço-do-mar

Pepino-do-mar

Lírio-do-mar

Exclusivamente marinhos. Espinhos na superfície do corpo. Esqueleto interno formado por placas calcárias.

____________________________________________________________________


1 - Filo Porifera

O Filo Porífera (poríferos) é constituído pelas esponjas, animais sésseis (fixos) que vivem em ambiente marinho e de água doce.


Esponja

Quanto à forma, as esponjas podem ser tubulares, ramificadas globulares, em forma de copa etc.. Quanto à cor, em geral são cinzentas ou pardas. Encontram-se, contudo, esponjas vermelhas, amarelas, violetas, negras e azuis. Vivem reunidas em colônias que pode variar em tamanho de 1 milímetro a 2 metros.

O corpo das esponjas é recoberto por poros, daí o nome de Porifera (poros = poro, phorus = portador de) ao filo. As esponjas têm no ápice do corpo uma abertura denominada ósculo e internamente uma cavidade chamada átrio.

Os poríferos são animais filtradores: a água e os alimentos entram pelos poros, circulam pelo átrio, e pelo ósculo são eliminados juntamente com água os restos não-aproveitáveis.

As esponjas podem se reproduzir tanto assexuadamente, por brotamento, quanto sexuadamente.

Na reprodução por brotamento aparece um “broto” no corpo do animal que, depois de um determinado tempo pode soltar-se ou não e formar outro indivíduo.

2 - Filo Cnidaria

Os animais que compõem o grupo dos cnidários são aquáticos e quase todos marinhos.

Os cnidários compreendem as hidras, águas-vivas, caravelas, corais e as anêmonas-do-mar.

Possuem simetria radial, pois seu corpo pode ser dividido em vários planos de simetria, dispostos em raios.


Actínia (uma espécie de Anêmona)

Nesse filo encontramos dois tipos de indivíduos: as medusas, que são natantes, e os pólipos, que são fixos. A forma pólipo é cilíndrica, com uma das extremidades apoiadas num substrato qualquer e a outra livre. A medusa é arredondada (forma de guarda-chuva) e de vida livre. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis), e das caravelas (colônias flutuantes).

Ao longo de todo o corpo do animal, mas em maior quantidade nos tentáculos, aparecem células especiais chamadas cnidoblastos que, quando tocadas, lançam para fora um filamento com um líquido urticante. Esse líquido pode provocar sérias queimaduras no ser humano. Os cnidoblastos participam também na captura de alimentos.

A reprodução dos cnidários pode ser sexuada e assexuada.

A reprodução assexuada pode ser feita por brotamento. A reprodução sexuada se faz por gametas, com fecundação externa (os gametas se unem na água) ou interna (no interior da fêmea).

Em muitos cnidários a reprodução assexuada se alterna com a reprodução sexuada, num ciclo que há também uma alternância das formas de pólipos e medusas. Esse tipo de reprodução é chamado alternância de gerações ou metagênese.

3 - Filo Platyhelminthes

Os platelmintos são vermes com o corpo achatado (plathyes = achatado; helminthes = verme ), também chamados de vermes em forma de fita.


Uma espécie de verme terrestre

São os primeiros animais a apresentar simetria bilateral. Isso quer dizer que esses animais têm o corpo formado por duas metades simétricas. Nós, por exemplo, somos bilaterais simétricos. Existe apenas um plano que divide imaginariamente nosso corpo em duas metades simétricas.

Alguns platelmintos, como as planárias, de vida livre, vivem na água ou na terra. Outros, como a tênia ou solitária e o esquistossomo, são parasitas de vertebrados, inclusive do homem.

A planária tem grande poder de regeneração: às vezes utiliza esta capacidade e divide-se assexuadamente ao meio. A metade anterior regenera a parte posterior e a metade posterior regenera a anterior.

Os platelmintos reproduzem-se, na grande maioria das vezes, sexualmente. Existem platelmintos hermafroditas (tênia e planetária) e platelmintos de sexos separados (esquistossomo).

Muitos platelmintos têm grande interesse médico pois causam doenças em vários animais, inclusive no homem. Para compreender como doenças são adquiridas, faz-se necessário o estudo do ciclo vital dos platelmintos parasitas.

Vejamos agora algumas doenças causadas por platelmintos:

  • Esquistossomose

A esquistossomose, também conhecida como barriga d'água, é doença causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). Esse verme parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e as vias urinárias.


Ciclo da esquitossomose

A pessoa infectada, defecando em local inadequado, elimina os ovos do verme junto com as fezes. Se eles atingirem a água doce, desenvolvem-se em larvas chamadas miracídios. O miracídio precisa de um caramujo para continuar seu desenvolvimento. Não qualquer caramujo, mas só dos gêneros Biomphalaria e Planorbis. Após infestar o caramujo, o miracídio sofre inúmeras transformações e passa a chamar-se cercária. A cercária sai do caramujo e fica nas águas paradas dos lagos, açudes ou represas. Quando uma pessoa entra em contato com a água contaminada, seja lavando roupa, banhando-se ou brincando, a cercária penetra pela pele e circula através da corrente sangüínea, chegando ao fígado, onde torna-se adulta e o ciclo reinicia.

Como você pode perceber, o esquistossomo precisa de dois hospedeiros para se desenvolver completamente: um intermediário (que abriga as fases jovens do parasita) – o caramujo – e um definitivo (que abriga a fase adulta do verme) – o homem.

Sintomas: Os sinais e sintomas da esquistossomose têm relação com a localização dos vermes no organismo humano. Os doentes apresentam, geralmente, aumento do tamanho do fígado e do baço e do volume abdominal.

Profilaxia: A profilaxia da doença faz-se pelo combate ao caramujo, que é hospedeiro intermediário. São também importantes as medidas relativas à educação sanitária, desincentivando o uso de água parada como lugar para banhos.

  • Teníase

A tênia é também chamada de solitária pois geralmente encontra-se apenas um verme no corpo do hospedeiro. Há dois tipos de solitárias: a Taenia solium e a Taenia saginata. Ambas são parasitas intestinais e causam doença chamada teníase, sendo que uma adquire-se ingerindo a carne de porco contaminada (Taenia solium) e a outra carne de vaca (Taenia saginata).


Tênias

O corpo desses animais é dividido em partes chamadas proglotes. São animais hemafroditas capazes de se autofecundar, sendo que os espermatozóides de uma proglote fecundam os óvulos de outra proglote de um mesmo animal. As proglotes depois de fecundadas e cheias de ovos são chamadas proglotes grávidas.

Junto com as fezes de um indivíduo contaminado saem as proglotes cheias de ovos. Esses ovos podem ser ingeridos por um porco ou vaca. Dentro do corpo do animal esses ovos dão origem a larvas que perfuram a parede do intestino e são conduzidas pelo sangue até os músculos (carne). Aí elas se desenvolvem, formando uma bolinha branca chamada cisticerco, também conhecida como canjiquinha e pipoca. Se o homem comer essa carne mal cozida ou mal passada, os cisticercos poderão desenvolver-se em seu intestino, dando origem a uma tênia.

Sintomas: Os sintomas da teníase são dores abdominais, alterações no apetite, diarréias e ocasionais nervosismos. A teníase é muito prejudicial à saúde, pois a tênia consome praticamente todo o alimento que a pessoa ingere, deixando-a bastante fraca.

Profilaxia: A profilaxia pode ser feita evitando-se comer carnes de porco ou de boi mal cozidas; através da construção de sanitários em locais adequados; do tratamento da água dos esgotos e da inspeção rigorosa da carne de porco e de boi nos abatedouros dos açougues.

Há uma forma ainda mais grave dessa doença que recebe o nome de cisticercose. Grave, e às vezes fatal, essa doença é contraída através da ingestão de ovos do verme em frutas ou verduras mal-lavadas. Quando isso acontece, repete-se no organismo humano aquilo que acontece no boi ou no porco: os ovos dão origem a larvas que atravessam a parede intestinal e atingem órgãos como o globo ocular, os pulmões e o cérebro. Os sintomas dessa doença dependem da localização dos cisticercos.

4 - Filo Nematoda
Os nematódeos (nemathos = fio, helminthyes = verme) são vermes, como o próprio nome diz, de corpo alongado e cilíndrico assemelhando-se a um fio.


Áscaris

Estes vermes podem ser de vida livre ou parasitas. Os de vida livre são geralmente microscópicos e podem ser aquáticos ou terrestres.

Os parasitas podem causar doenças em plantas e animais.

A seguir veremos os principais nematódeos parasitas do homem.


Vermes

Doença

Contaminação

Sintomas

Profilaxia

Ancylostoma duodenale eNecator americanus

Ambos causam amarelão

  • andar descalço: as larvas penetram na sola do pé
  • ingestão de ovos do verme

Anemia, diarréia, úlceras intestinais e geofagia (vontade de comer terra).

  • cuidados com o local de decomposição de fezes humanas para que os ovos do verme não cheguem ao solo

uso de calçados

  • evitar contaminação de alimentos

Ascaris lumbricoides

Ascaridíase ou lombriga

Ingestão de ovos do verme

Falta de apetite, dor no abdômen, diarréia ou prisão de ventre e as vezes vômitos

Tomar água filtrada, clorada ou fervida. As verduras devem ser lavadas cuidadosamente antes de consumidas

Wuchereria bancrofti

Elefantíase ou filariose

Transmissão de larvas do verme através da picada do mosquitoCulex fatigans

Hipertrofia (aumento) das regiões afetadas (pernas, mamas ou saco escrotal)

Combate ao mosquito transmissor em sua fase adulta ou larvária

Ancylostoma brasiliensis

Bicho geográfico

Através da penetração das larvas (presentes nas fezes de gato e cachorro) na pele

Marcas na pelo por onde a larva passa, coceira e irritação no local

Evitar contato com fezes de animal, principalmente cães e gatos

Enterobius vermicularis

Oxiuríase ou oxiurose

Ingestão de ovos junto aos alimentos; auto-infecção (levam os ovos da região perianal à boca)

Prurido anal (geralmente à noite)

Roupa de cama bem lavada; unhas cortadas rentes; higiene pessoal; tratamento de todas as pessoas infectadas na família.

5- Filo Annelida

Os anelídeos são animais com o corpo segmentado em anéis, característica que deu nome ao filo.



Anelídeos

Alguns vivem no mar, outras na água e na terra, enquanto outros são exclusivamente terrestres.

Os anelídeos têm aparelho digestório completo, com boca e ânus. A respiração é cutânea ou através de brânquias modificadas (nos aquáticos). Os anelídeos são divididos em três classes: poliquetas, oligoquetas e hirudíneos. Essa classificação foi feita com base na presença e no número de filamentos locomotores, as cerdas. Vejamos a seguir as características de cada uma dessas classes:

  • Polychaetas (Poliquetos)

Animais marinhos com muitas cerdas, inseridas em projeções laterais ao corpo chamadas parapódios.

O primeiro anel do corpo desses animais forma a cabeça que é destacada do resto do corpo do animal. Raramente são hermafroditas; a maioria possui sexos separados. Exemplos: nereida, sérpula etc..

  • Oligochaetas (Oligoquetos)

Animais com poucas cerdas, geralmente terrestres. Respiram pela pele e apresentam como característica típica o clitelo, que é o órgão responsável pela produção do casulo, onde neste se abrigam os ovos.

As minhocas são representantes típicos dessa classe. São hemafroditas mas a reprodução ocorre por fecundação cruzada (dois indivíduos trocam espermatozóides entre si).

As minhocas vivem sob o solo, onde cavam túneis e galerias com movimentos ondulatórios do corpo. Dessa forma, elas arejam o solo, tornando possível a respiração das raízes dos vegetais. São por isso úteis à agricultura.

  • Hirudinea (Hirudíneos)

São animais que não possuem cerdas, com ventosas ao redor da boca e na região posterior do corpo que auxiliam na locomoção.

Podem ser aquáticos e terrestres. As sanguessugas representam essa classe. Algumas sanguessugas são parasitas externos, alimentando-se de sangue. Nesse caso fixam-se à pele do hospedeiro por meio das ventosas.

Uma sangria

O Médico entra no quarto com sua maleta, retira dela um frasco de vidro e senta-se ao lado da cama onde está o paciente deitado de bruços com as costas nuas. Ele abre o frasco, pega com uma pinça cinco sanguessugas e os coloca sobre as costas do paciente que se mexe impacientemente.

Após uns 15 minutos, o médico retira os animais que haviam se prendido fortemente na pele, por ventosas, e os coloca nos vidros. Cada um tem então aspecto volumoso e rígido.

O médico limpa os pequenos cortes na pele do homem e pergunta como se sente. Ouve a resposta “parece que estou melhor”.

Essa história é uma descrição de uma sangria, feita com Hirudo medicinalis, ou seja, a sanguessuga medicinal. Antigamente, essa era uma prática comum para diminuir a pressão arterial de pessoas que sofriam de hipertensão (pressão alta).

6- Filo Arthropoda

Os artrópodes constituem o grupo animal mais numeroso existente na Terra: de cada quatro animais existentes, três são artrópodes! Esses animais vivem em todos os ambientes: marinhos, fluvial, terrestre e mesmo aéreo.

Os representantes desse filo recebem esse nome porque possuem pernas articuladas (arthros = articulação, podos = pés) . Não são somente as pernas que possuem articulações, mas sim todas as demais extremidades, como por exemplo, as antenas e as peças bucais.

O esqueleto dos artrópodes é externo, recebendo por isso o nome de exoesqueleto. É muito resistente, formado por uma substância chamada quitina e por sais de cálcio. A casquinha de siri, do besouro, da cigarra e do camarão são exemplos de exoesqueleto.

O exoesqueleto não cresce junto com o animal. Assim, de tempos em tempos, é preciso trocá-lo, do mesmo modo que trocamos nossos sapatos e roupas quando eles se tornam apertados. Essa troca de exoesqueleto chama-se muda.

O corpo dos artrópodes é, geralmente, dividido em cabeça, tórax e abdômen. Alguns, como a lacraia, têm corpo dividido em vários segmentos, enquanto outros, como a aranha, possuem a cabeça e o tórax formando uma única peça chamada cefalotórax.

De acordo com as características que apresentam, os artrópodes podem ser divididos em três subfilos: Crustacea, Chelicerata (que envolve a classe Arachnida), e Uniramia (que envolve as classes Insecta, Chilopoda e Diplopoda).

Vejamos as principais características de cada um:

  • Subfilo Crustacea

São descritas aproximadamente 38 mil espécies de crustáceos. São animais predominantemente aquáticos, de água doce ou marinhos. Vivem também nas areias das praias, como os caranguejos, e em terra úmida, como os tatuzinhos-de-jardim.

A variedade de forma dentre os crustáceos é muito grande. Existem indivíduos macroscópicos e muitas formas microscópicas.

São característicos por possuírem:

· Corpo dividido em cefalotórax e abdômen;

· Dois pares de antenas;

· Cinco ou mais pares de pernas;

· Respiração branquial.

São exemplos de crustáceos: lagosta, camarão, siri, caranguejo, craca etc.

  • Subfilo Chelicerata

Os membros deste grupo diferem na forma do corpo e natureza das suas extremidades. São principalmente terrestres, pequenos, de vida livre e a grande maioria é mais numerosa em regiões quentes e secas do que em outros lugares. muitos possuem glândulas venenosas e mandíbulas ou ferrões venenosos, com os quais matam insetos e outros animais pequenos, cujos líquidos e tecidos moles sugam como alimento.

O corpo de um quelicerado é dividido em cefalotórax e um abdômen. Nenhum possui antenas, sendo o único subfilo dos artrópodos no qual elas se encontram ausentes. O primeiro par de apêndices são estruturas alimentares, chamadas quelíceras. O segundo são os pedipalpos e encontram-se modificados para realizar diferentes funções nas diversas classes. Os pedipalpos são geralmente seguidos por quatro pares de patas.


Escorpiões

Os aracnídeos são animais predominantemente terrestres, vivendo sob pedras, troncos ou buracos construídos em barrancos.

Esses animais são representados pelos carrapatos, aranhas, escorpiões opiliões, ácaros etc.

Os escorpiões são os mais antigos artrópodos terrestres conhecidos. Seus palpos foram modificados em grandes pinças que auxiliam na defesa e alimentação.

Durante a estação de acasalamento, o macho perambula até encontrar uma fêmea, com quem inicia uma prolongada corte.

As aranhas desenvolveram especialidades, como glândulas capazes de produzir seda, com a qual confeccionam a teia. Nestes animais, os pedipalpos possuem funções reprodutoras.

São conhecidas atualmente 32 mil espécies de aranhas.

Os ácaros e carrapatos possuem uma grande importância para o homem, pois podem ser parasitas de pessoas, animais e plantas , sendo transmissores de doenças.

  • Subfilo Uniramia


Uma espécie de escaravelho

Os insetos vivem em quase todos os ambientes: ar, terra e na superfície da água. São os únicos artrópodes capazes de voar.

Os insetos têm as seguintes características:

  • Corpo dividido em cabeça , tórax e abdômen;
  • Três pares de patas;
  • Respiração traqueal;
  • Os insetos têm sexos separados e sua fecundação é interna. São animais ovíparos que podem apresentar três tipos de desenvolvimento: 1) Direto, sem metamorfose: desenvolvimento ametábolo (a = sem,metabolos = mudança). Do ovo eclode um jovem semelhante ao adulto. Ex.: traça de livro. 2) Indireto, com metamorfose gradual ou incompleta: desenvolvimento hemimetábolo (hemis = meio). Do ovo eclode uma forma chamada ninfa, que é semelhante ao adulto, mas que não tem asas desenvolvidas. Ex.: gafanhoto, barata, percevejo. 3) Indireto, com metamorfose completa: desenvolvimento holometábolo (holos= total). Do ovo eclode uma larva, bastante distinta do adulto. Essa larva passa por um período em que se alimenta ativamente, depois de um certo tempo secreta um casulo que o envolve esse estágio chama-se pupa, quando ocorre a metamorfose. Dentro do casulo, a larva transforma-se no adulto, que emerge completamente formado. Ex.: borboleta, mosca etc.


Mosquito Aedes Aegypt

Alguns insetos holometábolos possuem a fase larval aquática, como é o caso de importantes mosquitos vetores de doenças, exemplos: Culex, que transmite a elefantíase. Anopheles, que transmite a malária eAedes aegypti, que transmite a dengue e a febre amarela

Os quilópodos e os diplópodos são chamados popularmente de Miriápodos (mil pés), pois tais animais são caracterizados pelo grande número de patas que possuem.

São exclusivamente terrestres, vivem ao abrigo da luz, lugares úmidos sob folhas, madeiras, pedras etc.

A coloração do corpo desses animais geralmente é escura, podendo ser parda clara ou com tons alaranjados.

Os quilópodos têm o corpo achatado dorsoventralmente, dividido em cabeça e tronco segmentado: apresentam um par de antenas. Há um par de patas por segmento do corpo, sendo que o primeiro segmento é dotado de estruturas para injetar veneno, denominado forcípulas. São animais carnívoros, de deslocamento rápido, com tamanho variado de 1 cm a 20 cm, genericamente chamados de lacraias ou centopéias.


Lacraia

Os diplópodos têm o corpo cilíndrico e não possuem forcípulas: seu tronco apresenta dois pares de patas por segmento, com exceção do primeiro. São animais herbívoros e de deslocamento lento, que se enrolam quando são atacados e possuem glândulas que liberam líquidos repugnantes. São denominados embuás ou piolho de cobra.


Piolho de cobra

7 - Filo Mollusca

A pérola é formada entre o manto e a concha pela sucessiva deposição de madrepérola em torno de um grãozinho de areia, um fragmento de concha ou em torno de vermes microscópicos que ali tenham penetrado.


Caramujo

Os moluscos constituem um dos maiores filos animais, incluindo formas como ostras, caramujos, lulas e polvos. Esses animais são, aparentemente, diferentes entre si. Possuem no entanto, características em comum que os incluem no mesmo grupo.

O temo molusco deriva-se do grego mollis, que significa mole. O grupo dos moluscos apresenta geralmente três partes especializadas: a cabeça, com a boca e os órgãos sensoriais: o , geralmente adaptado para locomoção; e a massa visceral, que aloja os órgão internos. Essa região é revestida por uma dobra da pele, chamada manto, responsável pela produção da concha. Os moluscos são na maioria aquáticos.

Esses animais geralmente possuem uma concha que pode ser externa, formada por uma só peça, como no caso dos caramujos; ou formadas por duas peças, como no caso das ostras. Entretanto, nem todos os moluscos a possuem. A lula, por exemplo, apresenta uma concha interna reduzida, enquanto a lesma e o caracol não possuem nenhuma.

O grupo dos moluscos é muito numeroso e variado. Há moluscos de grande importância econômica, como as ostras utilizadas na alimentação e as produtoras de pérolas.

8- Filo Echinodermata

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, encontrados ao longo da costa e do fundo do mar. Alguns vivem fixos e os que se locomovem o fazem lentamente.

São exemplos de equinodermos: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, bolacha-da-praia, etc.


Estrela-do-mar

Todos os equinodermos apresentam espinhos na pele: característica que deu nome a este grupo de animais (esquino = espinho, derma = pele). Em alguns, como no pepino-do-mar, os espinhos são atrofiados; em outros, como no ouriço-do-mar, são fortes e bem desenvolvidos.

Esses animais apresentam um esqueleto interno formado por placas calcárias. Essa característica os diferencia da grande maioria dos invertebrados que possuem um esqueleto externo, como no caso dos artrópodes.

As principais características que esses animais apresentam e que os diferenciam dos demais são:

  • Abaixo da pele, há uma carapaça, de onde saem os espinhos também calcários;
  • Um aparelho ambulacrário, que participa da movimentação, da respiração, da excreção e da circulação desses animais:
  • corpo com simetria radial.