Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sábado, 20 de novembro de 2010


Seria extremamente hilário, se não fosse ridicularmente real. Os casos de violência em sala de aula só tem aumentado, mas penso que o foco do problema está na desestruturação de duas vias que considero primordiais, a primeira é a familiar e a segunda é a educacional.

O conceito de família mudou de forma drástica nas últimas décadas. Antes o pai era o centro. Era ele quem incutia suas próprias regras, que nada mais eram que cópias das criadas pela sociedade, nas mentes da esposa e dos filhos, também era o provedor da casa. Com as vitórias conquistadas pelas mulheres, a imagem de provedor foi fracionada. Após esse evento, vieram as separações. Daí, elas tiveram de transformarem-se em pai e mãe, ao mesmo tempo. Sem contar com aquelas que mantêm, além dos filhos, os seus maridos. Portanto o tempo para educar as crianças, em casa, foi ficando cada vez mais reduzido e o problema foi passado para a escola.

A educação escolar, por sua vez, foi ficando cada vez mais assoberbada e seus desenvolvedores primários, os professores, cada vez mais estressados, passaram a cobrar respeito dos alunos e alunas. Como esses últimos poderiam respeitar se, em seu dia-a-dia em casa, não aprendiam? E os problemas foram se avolumando cada vez mais, até que o estopim acabou a bomba explodiu.

Cenas impensáveis, até então, estão se tornando corriqueiras nos meios de comunicação. É o novo jogo da educação: quem agride mais. Os pupilos estão ganhando "de lavada". São socos, tapas, empurrões, cadeiradas e até mesmo "notebookadas" são distribuídos por aqueles que deveriam, a princípio, respeitar.

Para você que leu até aqui e se indignou, parabéns. Você pode se tornar um agente de mudança para essas tristes realidades. Eduque seus/suas filhos(as), para que eles(as) não sejam cobrados(as) pela falta de educação familiar, ou seja, pela sua falta.

Nas mãos do SUS



Esse cara aí crucificado sou eu. Imaginem só a situação:

Sou casado e beneficiário do Instituto de Previdência e Saúde do Estado de Sergipe (IPES). Minha esposa, que está grávida, também é estatutária, mas, pasmem, por ser "nova na casa", ou seja, por ter entrado recentemente na Secretaria de Educação não tem o direito de usufruir dos serviços da referida instituição e não pode ser minha dependente, já que somos estatutários. Desta forma, ela deverá ser amparada pelo SUS. Daí começa o drama, nosso bebê (Maria Eduarda) nascerá no final de dezembro, só não se sabe onde.

O hospital da nossa cidade (Propriá-SE) é o São Vicente de Paula. Foi reformado há quatro anos pelo então governador João Alves Filho. Quando o novo governador do Estado (Marcelo Déda, do PT) tomou posse, foi logo desfazendo o que já estava feito e emplacando uma nova reforma, esta durou os últimos quatro anos. Em campanha para a reeleição, ele garantiu que o hospital seria entregue à população no dia 30 de setembro. Não foi. Entre esse e outros motivos, ele não venceu nas urnas propriaenses.

Assim, como o parto deve ser realizado, teremos que nos deslocar para a capital. Estamos "sem eira nem beira"...

Como se não bastasse, tem uma tal de perícia! Imaginem só, perícia para grávida. Onde nós estamos?

Tenho fé no SENHOR. Esse problema vai ser resolvido da melhor forma possível. Somos brasileiros, portanto estamos sempre preparados para as intempéries provocadas pelos desmandos políticos desse nosso Brasil.


domingo, 14 de novembro de 2010

Apesar de tudo, a Biologia segue firme a sua luta por uma melhor qualidade de vida.





O sofrimento humano parece nunca acabar. Essa é uma realidade muito triste, mas ao mesmo tempo o próprio homem não se cansa de buscar sua melhoria. Isso se reflete nas inúmeras descobertas científicas que existem. Dentre todas, escolhi algumas que considero essenciais:

  • Mosquitos transgênicos I: pesquisadores britânicos, de uma empresa chamada Oxitec, liderados pelo cientista Luke Alphey, criaram dois tipos de mosquitos transgênicos para engrossar o combate à dengue. No primeiro caso, eles alteraram os genes dos mosquitos machos estéreis para busquem ativamente por parceiras e essas, quando fecundadas, só produzam larvas onde a maioria morra logo após a eclosão e as demais possam sobreviver muito pouco, pois não terão asas. Já no segundo caso, eles seguiram o mesmo procedimento da pesquisa original, mas com uma importante diferença, os mosquitos transgênicos da espécie Aedes aegypti possuem uma dependência a um antibiótico específico, daí eles morrem e seus descendentes, por adquirirem sua dependência, também terão o mesmo fim. Foi realizado, nas Ilhas Kayman, um teste onde foi verificado uma redução de 80% da população de mosquitos, num período de seis meses.
  • Mosquitos transgênicos II: pesquisadores da Universidade do Arizona introduziram um gene que afeta o aparelho digestivo do inseto impedindo o desenvolvimento dos parasitas responsáveis pela malária, o Plasmodium vivax e o Plasmodium falciparum. Mas as modificações não param por aí, esses mosquitos teriam diminuída a expectativa de vida.
  • Gene responsável pela dor crônica: diversos cientistas do mundo inteiro já realizavam pesquisas genéticas a respeito da dor crônica. Embora já sabiam que algumas pessoas possuem maior predisposição do que outras, ninguém sabia as razões disso. Agora, pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, da Universidade de Toronto, do Canadá, da Sanofi-Aventis, da Alemanha e do Centro de Biologia Oral do Instituto Karolinska, da Suécia, acreditam ter encontrado essa resposta. Eles identificaram uma região do cromossomo 15 de um rato que provavelmente continha uma ou mais variantes genéticas que contribuem para a dor. Eles identificaram o gene Cacgn2 como provável responsável. Essa descoberta vai auxiliar e muito nas pesquisas de novos medicamentos contra esse mal.
  • Precisão na córnea: o equipamento de laser Femtosecond ganha atualização que resultará em uma maior precisão no corte da córnea, dividindo-a em camadas.
  • Laser na retina: o Instituto da Visão da Unifesp receberá o primeiro laser de Pascal do país, um fotocoagulador a laser indicado para tratar retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, doenças vasculares e oclusivas da retina, glaucoma, entre outros problemas.
  • Pílula contra a esclerose: o Fingimode é a primeira droga, em forma de pílula, para tratar a esclerose múltipla. Atualmente todas as pessoas que sofrem desse mal recebem tratamento através de forma oral e intravenosa, podendo provocar um certo desconforto.
  • Dose individual: através do Citocromo P-450 - uma família de enzimas responsável pela metabolização de fármacos como antidepressivos, antiepilépticos, antipsicóticos e betabloqueadores - um novo exame de sangue pode identificar como o corpo de cada paciente metaboliza alguns tipos de remédios.
  • Preenchedor corporal: o ácido hialurônico, em forma de gel e aplicado sob a pele, passou a servir no aumento de grandes áreas corporais. Esse procedimento tem efeito prolongado (dois anos) e é contraindicado para portadores de doenças autoimunes, como o lúpus e vitiligo, além de gestantes. Até então ele era utilizado para suavizar sulcos, rugas e cicatrizes no rosto.
  • Cosméticos naturais: cada vez mais aparecem novos ingredientes naturais na indústria de cosméticos. A febre foi o chá verde, mas os grãos de café e de girassol, além de cogumelos, estão cada vez mais presentes nas formulações. Os grãos de café e de girassol, especificamente, tem sido associados a uma melhora na pele de pessoas que têm eritema (rubor). Já o cogumelo entra em cena porque uma substância antioxidante encontrada no fungo parece ser capaz de acelerar a multiplicação celular da epiderme.
Assim, dentro das nossas limitações, vamos tentando proporcionar, a nós mesmos, uma melhor qualidade de vida.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O caminho da luz



De acordo com a sua origem, o Dia dos Finados nada mais é que uma "necessidade da alma". É neste dia que voltamos aos nossos entes queridos os melhores pensamentos, as melhores orações. Mas também é uma data de reflexão, pois nela celebramos a vida.

Essa celebração se dá através do planejamento do nosso futuro através da análise do passado daqueles que já partiram. Como não relevar vícios e atitudes que foram tão marcantes? Pesando então estas facetas, podemos traçar com mais segurança os nossos próximos passos e alçar vôos cada vez mais seguros.

Que o Senhor indique a todos que se foram o verdadeiro caminho da luz.

Filosofando


Na tentativa desesperada de fazer com que a sua candidata fosse eleita, o nosso Presidente, no segundo turno, teve de cair em campo com toda a sua energia e "carisma" de Pai dos Pobres e conseguiu. Foi eleita a Mãe do PAC.

A História nos ensina muita coisa e como exemplo podemos citar:

Nunca na política brasileira um candidato da "situação" que foi eleito, continuou exaltando o nome do seu antecessor.

O que sempre aconteceu foi que esse último sempre fez o máximo possível para criar a sua própria marca, colocar no topo da preferência o seu próprio nome.

Neste momento cabe então filosofar:

  • O Lula teria a mesma popularidade se, ao receber do governo FHC os programas sociais, não tivesse ampliado os mesmos?
  • Será que se o Lula não tivesse analisado e aprendido enquanto fazia parte da oposição ele teria sé transformado em quem ele é hoje?
  • Se o povo fosse realmente consciente e pesasse os inúmeros casos de irregularidade do governo Lula, ele teria elegido a sua sucessora?
  • E se o Lula não caísse em campo, no segundo turno, ele teria conseguido eleger a Dilma?
  • Será que não deveríamos considerar o Lula como a um filósofo?
Filosofia, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, possui nove significados, dentre eles encontra-se um que cabe nessa postagem:

No âmbito da relação entre a teoria e a prática, pensamento inicialmente contemplativo, em que o ser humano busca compreender a si mesmo e a realidade circundante, e que determinará o seu caráter prescritivo ou prático, voltado para a ação concreta e suas conseqüências éticas, políticas ou psicológicas.

É neste significado que percebemos o quanto o PT foi composto por filósofos, mas como não existe o perfeito eles passaram a cometer velhos e novos erros. Mas o que é um "errinho de nada" como o mensalão, comparado ao Bolsa Família?

E assim caminha a LULIDADE...